sexta-feira, 8 de junho de 2012

Quatro Dedos na Direita?


A maioria dos fãs sabem que o Marcello Caminha tem apenas quatro dedos na mão direita, mas aos mais desatentos observe.

Assim como eu muitos acham que é um problema de nascença, aos que não tiveram a coragem de perguntar segue o relato, pois foi um acidente que o deixou assim.

Marcello estava quase completando dois aninhos quando o acidente aconteceu, foi no dia 15 de março de 1973, ele estaria completando dois aninhos no dia 30. Marcello estava observando o pai trabalhar, agarradito na cerca, quando uma grade (implemento agrícola) esbarrou na cerca e a ferragem do implemento veio justamente de encontro ao moirão em que Marcello estava com a mãozinha encostada. Houveram várias fraturas na mão e a perda total do dedo anular após várias tentativas de salvá-lo, inclusive com enxertos de outras partes do corpo.

"A sorte é que a junta médica que me tratava resolveu eliminar todo o complexo dedo + articulação pois foi o que me possibilitou a movimentação normal da mão vários anos depoiscomentou-me Marcello.
O violão entrou na história como uma ferramenta fisioterapêutica, quando Marcello tinha sete anos e foi para Bagé estudar. O Objetivo era tentar melhorar os movimentos da mão e ao mesmo tempo ocupa-lo nas horas vagas da manhã, uma vez que o colégio era no período da tarde.
O "sim" do professor Edemar Teixeira, quando a mãe o levou para fazer a primeira aula e perguntou se com o problema da mão ele poderia tocar violão, foi o ponto fundamental para que Marcello começasse o estudo do instrumento musical. A partir daí a paixão foi fluindo naturalmente, os movimentos foram melhorando e o que era uma brincadeira foi ficando séria.

Não sei quem falou a frase, mas foi muito feliz na colocação....

"Para que dez, quando pode-se tocar com excelência com nove...dedos"

2 comentários: